quarta-feira

HISTÓRICO da CASA DE CULTURA


CONTEXTO HISTÓRICO:
A Casa de Cultura Professora Valderez Soares, antes de ser este equipamento cultural e livre, era um ambiente onde aconteciam arrependimentos, lamentações, reflexões feitas por aqueles que estavam aprisionados por terem cometidos atos contra seus semelhantes de forma violenta, cruel ou fora da lei. Funcionava neste prédio a antiga Cadeia Pública de Ipu, que teve sua construção iniciada em 1925, na Administração de José Aragão e concluída e inaugurada na Administração de Joaquim Lima, no dia 29 de março de 1933.
O prédio da antiga cadeia pública de Ipu passou longos anos precisando de uma reforma. E foi somente em 2003, na Administração da prefeita Antônia Bezerra Lima Carlos, que veio acontecer esta restauração, com a transformação de Cadeia Pública de Ipu para Casa de Cultura Professora Maria Valderez Soares de Paiva, em homenagem a uma filha ilustre, ipuense, que tanto se dedicou à cultura e às artes de sua terra natal – a cidade de Ipu.
Assim, a cidade de Ipu ganhou este equipamento cultural que tem um valor incalculável para este município e região.
Todo equipamento cultural precisa de manutenção e de cuidados especiais, pois proporcionam benefícios importantes para o povo. E foi pensando nestes benefícios de que a comunidade tanto necessita - como apresentação teatral, musical, recitais, cinema, oficinas, cursos, palestras, reuniões, seminários, conferências, entre outros - que o prefeito Henrique Sávio Pereira Pontes teve a sensibilidade e tomou a iniciativa de manter este equipamento cultural adequado para servir à sociedade ipuense. Com este objetivo, mais uma vez, a Casa de Cultura Professora Valderez Soares, ganhou uma nova restauração, e hoje, a administração um novo tempo, que tem como mentor o prefeito Henrique Sávio Pereira Pontes, entrega à população ipuense este espaço cultural plenamente restaurado e pronto para servir ao povo de Ipu e visitantes.
(Prof. Fábio Costa)