terça-feira

VI Encontro Mestres do Mundo

   A Mestra da Cultura de Ipu, Maria Alves de Paiva – Dona Branca, participa do VI Encontro Mestre, representando a cidade de Ipu. O encontro acontece na cidade de Limoeiro do Norte – Ce. 
....”as trocas de experiências dos saberes e fazeres das folias e brincadeiras das expressões artísticas do estado agregada ao “Autos de Natal”, festa da padroeira Nossa Senhora da Imaculada Conceição, em Limoeiro. Segundo o secretário da Cultura do Estado do Ceará, prof. Francisco Pinheiro esta "é uma das comemorações mais significativas das representações simbólicas da cultura cearense, tendo os Mestres do Mundo, como parte do patrimônio imaterial do estado".
Mestres da Cultura no Ceará
A denominação de "Mestres da Cultura"  abraça pessoas, grupos e comunidades que guardam a memória de um saber coletivo - E não se tratando apenas de um guardião, mas sim, de pessoas que a inventam e recriam – transmitindo às demais gerações.
 Um Mestre é um sujeito ativo das tradições culturais, sendo a um só tempo, artífice e artista. São patrimônios vivos da cultura cearense. Poderão ser reconhecidos como “Tesouros Vivos da Cultura” as pessoas naturais, os grupos e as coletividades dotados de conhecimentos e técnicas de atividades culturais cuja produção, preservação e transmissão sejam consideradas representativas e referenciais da cultura do Estado.O Ceará é referência quanto a legislação de Patrimônio Imaterial que reconhece e apóia os mestres, grupos e coletividades da cultura popular, sendo reconhecido nacionalmente através do Prêmio Culturas Populares 2007, do Ministério da Cultura.
Coordenação  de Comunicação - Secretaria da Cultura do Estado do Ceará -
Secult (85) 3101-6759