quinta-feira

Padre Doutor José Lourenço

Padre Doutor José Lourenço de Aragão Araújo.
Nasceu em Ipu no dia 02 de abril de 1921, filho de José Osvaldo Araújo, e Maria Estrela de Aragão Araújo.
Aos 11 anos ingressou no Seminário Diocesano de Sobral de onde, por inclinação de Dom José Tupinambá da Frota, foi para Roma em 1936, com bolsa de estudo para cursar no Colégio Pio Brasileiro o doutorado Cúria Ecumênica. Nesta ocasião, eclodia a Segunda Guerra Mundial, tendo ele, em plena adolescência vivenciado aquela atrocidades, auxiliando os sacerdotes no atendimento aos combatentes feridos.
Em Roma cursou também a Universidade Gregoriana, na qual defendeu tese de doutorado em Filosofia, conquistando com “Magna Laude”.
Freqüentou igualmente a Universidade Santo Apolinário, da qual saiu Licenciado em direito Canônico. Secretariou por algum tempo o Cardeal Aloisi Masella.
Recebeu o diaconato em Roma, a 26 de maio de 1945, tendo feito sua primeira Tonsura nessa mesma cidade, em 20 de julho de 1941.
Recebeu ordens Sacerdotais em Sobral, CE, a 22 de dezembro de 1945, sendo oficiante Dom José Tupinambá da Frota. Celebrou sua Primeira Missa em sua terra natal, IPU-CE, no dia 23 de dezembro de 1945. Lecionou por alguns anos, várias disciplinas no Seminário de Sobral - CE. Depois se mudou para São Paulo convidado que foi para ser Professor no Seminário Diocesano daquela Capital e lá exerceu também a função de professor da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo e ajudou na implantação da Universidade Católica de Santos, como professor das Faculdades de Direito e Filosofia, embriões daquela casa de ensino superior.
Publicou. “De indivisibilizium intelligentia apud Sancto Tomás de Aquino”, (tese de doutoramento em Filosofia, Roma, 1952). Poliglota dominava os idiomas: inglês, alemão, francês, italiano, espanhol, grego e latim,
Em 16 de setembro de 1981 foi homenageado com o título de Cidadão Santista, pela Câmara Municipal de Santos/SP.
Faleceu em São Paulo, em 23 de junho de 1991, vindo o seu corpo para ser sepultado em Fortaleza/CE.
(Prof.  Francisco Melo)