terça-feira

VIGÁRIOS DE IPU





VIGÁRIOS DE IPU



* O primeiro vigário de Ipu foi o Padre João José de Castro, era um sacerdote zeloso, fez uma reforma na Igrejinha e foi o programador da festa de inauguração da Estação Ferroviária em 1894, falecendo em Ipu no mesmo ano.
* O segundo vigário de Ipu, foi o Padre Francisco Máximo Feitosa Castro o seu paroquiato foi de 1894 a 1911.

* O terceiro vigário Padre Dr. Aureliano Mota, irmão de Leonardo Mota, grande folclorista do Ceará.
Iniciou a construção da atual Igreja Matriz de Ipu, realizando a benção da PEDRA FUNDAMENTAL.

* Quarto vigário Monsenhor Gonçalo de Oliveira Lima, assumiu a paróquia em 09 de abril de 1916. Mons. Gonçalo ao contrario de muitos era considerado na sua Diocese-Sobral como a “Flor do Clero”, pelo seu extraordinário conceito junto aos seus paroquianos e ao Bispado a quem pertencia. Faleceu em 11 de outubro de 1955, o seu jazigo perpetuo encontra-se no consistório da Igrejinha. Monsenhor Gonçalo era filho de Ipu e nasceu em 09 de janeiro de 1884.

* Quinto vigário, Monsenhor Francisco Ferreira de Moraes, seu paroquiato durou 52 anos.


* O sexto vigário é o atual pároco Padre Raimundo Nonato Timbó, assumiu a Paróquia de São Sebastião de Ipu em 09 de dezembro de 1999. Vem fazendo uma excelente administração à frente da Paróquia de Ipu.   


A solenidade da benção da Pedra Fundamental da Igreja Matriz de Ipu data de 18 de outubro de 1914.
O arquiteto que projetou a Matriz de Ipu foi o ipuense Dr. Arquimedes Memória. A Benção solene da Igreja foi feita pelo Frei José Maria de Sá Leitão, acompanhado do Padre José Bezerra Coutinho e o vigário de Nova Russas na época Padre Francisco Ferreira de Moraes.


O primeiro Padre a celebrar sua primeira Missa no novo Templo foi o filho da terra Padre Antonino Cordeiro Soares.

A paróquia de Ipu possui várias Capelas assim distribuídas: Flores, Ingazeiras, Várzea do Jiló, São José dos Martins, Abílio Martins, Baixa Larga, Recanto, São João, Santa Rosa, Lajes, Engenho dos Belém, Várzea da Curicaca, Barra da Ingazeira, Estivado, Croata dos Penhas, Serrota, Passa Sede, Olho D’água dos Facundos.
(Prof.  Francisco Melo)