terça-feira

Equipamentos Culturais de Ipu

Casa da Cultura e Estação



A Cultura de uma cidade tem o retrato de seu povo!

Ipu, a conhecida “terra de Iracema” é uma cidade com um potencial cultural inigualável. Infelizmente muito dos equipamentos culturais já não existem, talvez por falta de conhecimentos precisos as pessoas tenham os destruídos, mas ainda assim existe na memória do povo ipuense, a lembrança dos casarões, do cinema, e de tantos outros que aqui existiu.
A Cultura hoje está passando por um momento importante em todo o país. Os estados, os municípios estão unidos para buscar, ou tentar resgatar o que está perdido, todos estão fazendo desta busca um meio para promover, desenvolver e valorizar os potenciais existentes em cada município cearense. A cidade de Ipu, participa dos Fóruns de Cultura e Turismo da Ibiapaba, participa de Seminários, cursos e demais que diz respeito o desenvolvimento cultural e turístico de Ipu. Diante deste fato a Secretaria Municipal de Cultura e Turismo de Ipu, está fazendo o mapeamento cultural do município para que visitantes, ipuenses e outros possam ter acesso as bens culturais desta cidade.
Os equipamentos culturais de Ipu, deixaram de ser apenas estantes paradas, receptoras e hoje estes equipamentos que são a Casa de Cultura Professora Valderez Soares,a Biblioteca Pública Municipal Professora Maria da Conceição Guilherme Martins, e a Cordeoteca Gonçalo Ferreira da Silva, passaram a ser equipamentos ativos, dinâmicos, nestes locais estão acontecendo ações, ações estas voltadas para a valorização da cultura local e promoção desta cultura.
O município deveria possuir mais equipamentos culturais, tais como um museu do negro e do índio, casa de engenho, mais bibliotecas, hemerotecas e um arquivo público. Portanto vamos valorizar o que temos e proteger estes equipamentos para que as gerações futuras possam desfrutar dos mesmos.
(Profª Francisca Ferreira)